Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Campanha de desarmamento será política de Estado e terá dia nacional de mobilização

Brasília - A exemplo do que já é feito nas campanhas de vacinação, o governo definiu uma data nacional para incentivar o desarmamento voluntário da população. Será todo ano, no primeiro sábado de julho. A fim de trocar experiências com representantes de outros países que já fizeram campanhas similares à brasileira – como Angola, Moçambique, Argentina e Colômbia –, as organizações não governamentais Viva Rio e Rede Desarma Brasil promovem hoje (21) e amanhã um seminário para discutir o tema.

"A Colômbia já foi um inferno, com os piores índices de violência do mundo. Hoje, com a ajuda da participação popular nas campanhas, Bogotá é um exemplo [de como fazer uma campanha de desarmamento]. Queremos aproveitar exemplos como esse”, disse o coordenador de Controle de Armas do Viva Rio, Antônio Rangel.
Segundo o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, a criação do Dia Nacional do Desarmamento Voluntário ajudará o país a desfazer alguns mitos. “Precisamos acabar com algumas falácias de que países desenvolvidos com cultura de armas apresentam índices menores de violência, se comparados aos índices brasileiros. Isso é uma falácia, até porque não dá para comparar essas realidades.”
Em nota distribuída durante o seminário, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, reafirma que o governo pretende transformar a campanha de desarmamento em política de estado. Segundo ele, essa será uma das principais ferramentas de estímulo para que as pessoas se envolvam com a causa. A campanha, afirma o ministro, será como a campanha de vacinação: uma política pública realizada todos os anos em benefício social.
Mais informações

2 comentários:

  1. Olha só! A realidade é diferente mesmo, concordo, todos os países que indices de criminalidade são baixos , a educação é uma maravilha, agora senhor ONGUEIRO, profissão ONGUEIRO,você quer dizer que eu que tenho uma arma em casa que sou responsável pela violência? Vocês querem um Brasil desarmado? De quem? Bandidos ou cidadão de bem? Eu votei no referendo e nós cidadão de bem ganhamos , respeite a democracia senão , vá embora do Brasil não esta satisfeito? Democracia não é só votar , é fazer valer seus direitos , me respeite e respeite meu direito, como é seu direito , então vê se para de andar de seguranças armados, carros blindados e morar em condomínios com seguranças , assim é fácil falar. DEMOCRACIA , que se faça valer a lei ONGUEIRO!Desarme os bandidos! Ou não é de interesses de vocês?

    ResponderExcluir
  2. Só tenho isso pra dizer http://aovivo.folha.uol.com.br/folha/especial/2005/referendododesarmamento/apuracao.html

    ResponderExcluir