Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Plebicito sobre Carajás divide opiniões na Assembleia Legislativa

A aprovação, pelo Senado, do projeto de decreto legislativo que prevê a realização de plebiscito sobre a criação do Estado de Carajás dividiu opiniões dos deputados paraenses. A proposta seguirá para a Câmara, onde até os mais otimistas acreditam que ele deve percorrer um longo caminho com poucas chances de aprovação.

Entusiasta da divisão, Parsifal Pontes (PMDB) saudou a decisão como um sinal de que a bancada favorável à criação do novo Estado está mobilizada, mas disse que a batalha mais difícil ainda estar por vir. “O passo mais complicado será na Câmara Federal onde não contamos com o apoio das bancadas do Sul e Sudeste já que eles entendem que a criação de mais um Estado mudaria a correlação de forças em relação ao Norte”.
Entre as lideranças políticas que lutam pela criação do novo Estado, está a deputada Bel Mesquita (PMDB). Ela disse acreditar que até o final do recesso da Câmara dos Deputados o projeto será apreciado e aprovado, pois a garantia foi dada pelo próprio Michel Temer, presidente da Casa.
Já o deputado federal Asdrúbal Bentes lembrou que depois que a consulta popular for aprovada, deve se iniciar outra discussão, para saber quem tem direito a participar do plebiscito, se apenas os moradores dos 38 municípios que formarão o Carajás ou todos os eleitores do Pará. Mas ele pondera que esta é uma questão secundária.
Por sua vez, o deputado federal Jader Barbalho, presidente do PMDB no Estado, disse que fará tudo quanto for possível para que o tema chegue à Câmara o mais rápido possível.
“Há que se ouvir a população a respeito desse projeto que é um sonho antigo da população do sul do Pará. O plebiscito é um gesto de natureza democrática”, declara Barbalho, acrescentando que a Constituição da República é sábia porque prevê essa possibilidade ao povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário