Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Parauapebas e Eldorado serão os primeiros a receber recursos do FRD

O governo do Pará assinou os primeiros convênios para que as prefeituras de Parauapebas e Eldorado do Carajás recebam R$ 2,5 milhões, cada, do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD). O fundo foi criado com a venda da Vale para financiar obras nos 14 municípios da área de influência da mineradora no Pará, mas estava bloqueado havia sete anos. Os convênios foram assinados pelo secretário de Estado de Integração Regional, André Farias, e os prefeitos Darci Lermer (Parauapebas) e Genival Diniz (Eldorado) nesta semana.

A liberação de R$ 35,5 milhões do FRD junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi uma conquista do governo Ana Júlia Carepa. O Estado intermediou a solução do impasse, causado pela não prestação de contas de algumas prefeituras com parte do recurso anteriormente liberado. A intervenção do Estado possibilitou que o restante do fundo fosse liberado 13 anos após a privatização da mineradora. As obras realizadas com o FRD beneficiarão meio milhão de paraenses.
A assinatura do convênio com Parauapebas aconteceu na última terça-feira, 14, na sede da prefeitura. Além de Farias e Lermer participaram da solenidade secretários da administração municipal, vereadores e o presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Vida. O recurso do FRD será aplicado em obras de drenagem e pavimentação desse bairro.
Já em Eldorado, Farias e Diniz também foram acompanhados por vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias. Lá, o dinheiro será investido no calçamento de ruas do centro com bloquetes e também na construção de uma escola. As prefeituras receberão 20% do valor ao assinarem as ordens de serviço e o restante será liberado paulatinamente, conforme a medição do andamento das obras.Mais Informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário