Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Eldorado do Carajás reúne apicultores de todo o Estado em congresso de 3 dias

Começa nesta sexta-feira, 10, em Eldorado do Carajás, sul do Pará, o 9º Congresso Paraense de Apicultura, o Apipará 2010, que é o maior evento da cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura realizado na Amazônia.

O congresso foi criado para estimular o setor, gerar oportunidades e proporcionar o conhecimento. O Apipará reuni e difunde tecnologias, qualificação de mão-de-obra, políticas públicas, preservação ambiental, marketing, mercado e comercialização.
A criação de abelhas é uma atividade que promove a melhoria da qualidade de vida por meio da geração de ocupação e renda, não degrada o meio ambiente nem contamina ou esgota os recursos naturais.
O Pará vem se consolidando como grande produtor de mel do Brasil. Já é o principal produtor da Amazônia, com mais de 3000 apicultores em atuação, 95% deles representados pela agricultura familiar.
Nos últimos oito anos, a produção de mel cresceu mais de 1000%. Segundo Gerson Oliveira, presidente da Federação Apícola Paraense (Fapic), o crescimento do setor se deu principalmente pela sua organização, acompanhamento técnico e pesquisa.
A difusão de tecnologias e o fomento à cadeia no estado, realizado via Secretaria de Agricultura (Sagri), também contribuíram para o crescimento. A Sagri construiu casas de mel, usina de cera, fábricas de colmeia e doou maquinários a produtores.
A região de Eldorado do Carajás é uma das que apresenta maior índice de crescimento do setor com grande potencial em expansão da atividade. Hoje 350 apicultores e meliponicultores estão envolvidos na criação de abelhas.
No ano passado a produção de mel, na região do Carajás superou 70 toneladas em 2009. Durante o congresso, que receberá apicultores de vários municípios paraenses e outros estados, haverá conferencias, palestras e a feira do mel.
O Apipará será encerrado no domingo, 12, com a festa de 19 anos de emancipação política do município de Eldorado do Carajás. (Iolanda Lopes)

Um comentário:

  1. Preciso de informações sobre esta atividade para uma pesquisa sobre apicultura. Vc poderia me ajudar? gostaria de saber quanto a produção anual de mel representa para a economia do município de Eldorado. Seria possível vc me ajudar?

    ResponderExcluir