Começa nesta sexta-feira, 10, em Eldorado do Carajás, sul do Pará, o 9º Congresso Paraense de Apicultura, o Apipará 2010, que é o maior evento da cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura realizado na Amazônia.
O congresso foi criado para estimular o setor, gerar oportunidades e proporcionar o conhecimento. O Apipará reuni e difunde tecnologias, qualificação de mão-de-obra, políticas públicas, preservação ambiental, marketing, mercado e comercialização.
A criação de abelhas é uma atividade que promove a melhoria da qualidade de vida por meio da geração de ocupação e renda, não degrada o meio ambiente nem contamina ou esgota os recursos naturais.
O Pará vem se consolidando como grande produtor de mel do Brasil. Já é o principal produtor da Amazônia, com mais de 3000 apicultores em atuação, 95% deles representados pela agricultura familiar.
Nos últimos oito anos, a produção de mel cresceu mais de 1000%. Segundo Gerson Oliveira, presidente da Federação Apícola Paraense (Fapic), o crescimento do setor se deu principalmente pela sua organização, acompanhamento técnico e pesquisa.
A difusão de tecnologias e o fomento à cadeia no estado, realizado via Secretaria de Agricultura (Sagri), também contribuíram para o crescimento. A Sagri construiu casas de mel, usina de cera, fábricas de colmeia e doou maquinários a produtores.
A região de Eldorado do Carajás é uma das que apresenta maior índice de crescimento do setor com grande potencial em expansão da atividade. Hoje 350 apicultores e meliponicultores estão envolvidos na criação de abelhas.
No ano passado a produção de mel, na região do Carajás superou 70 toneladas em 2009. Durante o congresso, que receberá apicultores de vários municípios paraenses e outros estados, haverá conferencias, palestras e a feira do mel.
O Apipará será encerrado no domingo, 12, com a festa de 19 anos de emancipação política do município de Eldorado do Carajás. (Iolanda Lopes)
Preciso de informações sobre esta atividade para uma pesquisa sobre apicultura. Vc poderia me ajudar? gostaria de saber quanto a produção anual de mel representa para a economia do município de Eldorado. Seria possível vc me ajudar?
ResponderExcluir