Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Número de abstenções no Pará foi o maior do Brasil


Nos estados onde aconteceu segundo turno para Governador, o Pará foi o que apresentou o maior número de abstenções de voto. Ao todo, 1.275.991 eleitores paraenses deixaram de ir às urnas neste domingo (31). Isso representou 26,79% do total de eleitores do Pará.


No estado de Alagoas o número de eleitores que se abstiveram do voto também foi alto, com cerca de 26,40% do total de eleitores, o que significa que 536.872 eleitores alagoanos deixaram de comparecer aos locais de votação.

O terceiro lugar em número de abstenções ficou com o estado de Roraima, com 25,64%. Em números, 276.450 eleitores não compareceram às urnas no estado.

Nos lugares onde houve segundo turno apenas para a Presidência, o estado do Maranhão encabeçou a lista das abstenções. De acordo com informações do que constam no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 29,52% dos eleitores maranhenses não votaram neste domingo.

PENALIDADES - Segundo o Guia do Eleitor das Eleições 2010, do TRE/PA (Tribunal Regional Eleitoral), o eleitor que deixou de votar no dia 3 de outubro tem até o dia 2 de dezembro para apresentar justificativa ao juiz eleitoral. Nos estados em que houve segundo turno, o eleitor tem até o dia 30 de dezembro para justificar a ausência na votação do dia 31 de outubro. O eleitor que não votou e nem justificar a sua ausência estará sujeito às seguintes restrições:

- Não poderá inscrever-se em concurso público;
- Não receberá vencimentos, remuneração, salário ou proventos, se o eleitor for funcionário público;
- Não poderá participar de concorrência pública;
- Não poderá obter empréstimo, desde que não se trate de instituição bancária privada;
- Não poderá obter passaporte, carteira de identidade ou CPF;
- Não poderá matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo Governo;
- Não poderá praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário