Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Amapá, Amazonas e Pará mudam a classificação de risco para febre aftosa

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura publicou hoje (7) no Diário Oficial da União uma instrução normativa que muda a classificação de risco da febre aftosa no Pará e em mais dois Estados do Norte: Amapá e Amazonas.

O centro-sul do Pará (46 municípios) e as cidades de Boca do Acre e Guajará (Amazonas) apresentam a mesma classificação, ou seja, livre de aftosa com vacinação. Os demais Estados da região Nordeste e o nordeste do Pará são considerados como médio risco para a doença. Roraima e o noroeste do Pará, como alto risco. E Amazonas e Amapá, risco desconhecido.
Ao todo, 14 Estados e o Distrito Federal são livres da doença com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Tornar o Brasil livre da febre aftosa com vacinação até o fim do ano é meta do Ministério da Agricultura. Hoje, todos os Estados e o Distrito Federal participam das campanhas de vacinação, exceto Santa Catarina, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como livre de febre aftosa sem vacinação desde 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário