Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Alter do Chão tem o maior aquífero do planeta

O Aquífero Alter do Chão, que se estende pelo Amazonas, Pará e Amapá, pode ser a maior reserva de água doce subterrânea do planeta, segundo estudos realizados pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Ceará (UFC). A hipótese é baseada em dados ainda preliminares, mas os pesquisadores já não têm mais dúvidas.

"Estamos dizendo que é o maior do mundo, agora só falta convencer a comunidade científica disso. Nós pegamos todo mundo de surpresa. É algo muito novo”, diz o geólogo Francisco Matos de Abreu, da UFPA. Segundo ele, o Alter do Chão detém um volume de água que alcança 86.400km³ (86,4 trilhões de litros), o dobro da quantidade encontrada no Aquífero Guarani, considerado atualmente o maior manancial subterrâneo de água doce do mundo, com 45 mil quilômetros cúbicos
Aquíferos se caracterizam por um conjunto de rochas saturado de água. Localizado entre Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, o Aquífero Guarani cobre uma superfície de quase 1,2 milhões de quilômetros quadrados. Cerca de 70,2% de sua área está localizada no Brasil – a extensão espalha-se pelo subsolo de oito estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para se ter uma ideia da importância dessa descoberta, Matta explica que com a quantidade de água existente nele seria possível abastecer não apenas os mais de 193 milhões de brasileiros, mas a humanidade toda – e por cerca de 100 vezes. “Claro que isso não é viável por questões geológicas, mas é preciso que fique clara a capacidade deste aquífero”, diz.
Mais informações

2 comentários:

  1. bah, isso vai me ajudar muito no trabalho de física pra feira de ciências do meu colégio.

    ResponderExcluir
  2. Rosangela, pense... esta maravilha poderá acabar... tenho amigos em Alenquer , Óbidos e Santarém;- o que me preocupa é o descaso dos nossos governantes omissos, corruptos e conivêntes, nada transparente com as riquezas que pertencem ao povo brasileiro, ao Brasil! sobre Belterra comento em meu blog. HOJE, com Belterra e Alter do Chão nossa preocupação é muito maior... leia o link abaixo e poderá tirar suas próprias conclusões. Vamos divulgar, vamos a luta o governo tem que saber que o povo sabe da OMISSÃO GOVERNAMENTAL QUE DOA A PREÇO DE BANANA O PATRIMÔNIO PÚBLICO que pertence ao cidadão brasileiro cf. nossa constituição.
    • http://mudancaedivergencia.blogspot.com/2011/02/principe-charles-e-os-aquiferos.html
    • Saudações,
    • Marilda Oliveira
    • São Paulo - SP

    ResponderExcluir