Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Reforma do Código de Processo Civil propõem redução do numero de recursos e valorização das decisões em primeira instância


A proposta faz parte do novo Código de Processo Civil, elaborado por uma comissão de juristas a pedido do Senado. A expectativa é que o tempo médio de duração de um processo individual na Justiça seja reduzido pela metade. Para isso, as novas regras processuais incluem a redução do número de recursos a que as partes têm direito, a valorização das decisões em primeira instância e o estímulo a soluções por meio de acordos e conciliações.

No caso dos recursos, parte deles deve ser eliminada com um instrumento jurídico chamado de Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR). Com ele, o Tribunal de Justiça de um estado pode, ao ser provocado pelos juízes de primeira instância, baixar uma resolução para que uma tese aplicada em um caso se estenda aos outros processos idênticos àquele. Assim, economiza-se tempo e recursos do Judiciário que seriam gastos julgando processos iguais individualmente. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou o Supremo Tribunal Federal (STF) também podem baixar uma IRDR que valerá em todo o país. Nesse caso, eles deverão julgar o mérito da resolução em até seis meses O texto será entregue ao presidente da Casa, José Sarney, na próxima terça-feira (8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário