Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Garimpeiros aprovam por unanimidade nova proposta contratual com a empresa Colossus

Cerca de 5 mil garimpeiros sócios da Coomigasp aprovaram por unanimidade a proposta do 3º Aditivo do contrato realizado entre a cooperativa e a empresa Colossus em 2006, para a parceria de exploração da mina de Serra Pelada. A proposta foi apresentada pelo presidente Gesse Simão depois de ampla discussão em pré-assembleias realizadas em vários estados do país e levada para a aprovação final da assembleia geral ocorrida na cidade de Curionópolis.

A mega reunião que aconteceu na Escola Governador Almir Gabriel no ultimo final de semana teve como pauta principal a ratificação contratual . No contrato anterior aprovado pela assembleia geral em 2006 constava apenas o ouro. O aditivo apresentado por Gesse Simão prevê o pagamento de todos os minérios como ouro, paládio, platino, ródio e quaisquer outro metal que for produzido e comercializado. Gesse apontou que no contrato anterior o processo de diluição dos ganhos dos garimpeiros deixava de ser 49% para diminuir para 10% lesando a sociedade.
“Hoje temos um percentual de 25% livre e mais os prêmios que iniciam em 12% livre e que podem atingir o topo de 17% e sem qualquer diluição para a sociedade”. Gesse explicou que os prêmios que seriam pagos pela reserva publicada, com o novo aditivo serão pagos aos garimpeiros pela produção e a comercialização de todos os produtos retirados da mina. O presidente também conseguiu na mesa de negociação com a empresa parceira, a equiparação do preço do paládio, além de todos os minérios agregados no mesmo valor do ouro.
Fonte: Jornal O Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário