Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SERRA PELADA: Assembleia Geral da Coomigasp demite atual diretoria

Depois de conseguir no TJ-PA, através de medida liminar assinada pelo desembargador Cláudio Montalvão das Neves, efeito suspensivo da decisão da magistrada Eline Salgado, que suspendeu sua realização, foi realizada ontem (14) Assembleia Geral com o objetivo de destituir toda a atual diretoria da Coomigasp – Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada, com sede em Curionópolis.
Descontentes com a forma como vem sendo conduzida a parceria entre a Coomigasp, detentora da autorização de lavra em Serra Pelada,  e a Colossus Minerals, empresa canadense que está implantando projeto milionário para a extração de ouro em Serra Pelada, um grupo de garimpeiros ligados a Coomigasp colheu 5.541 assinaturas de associados autorizando a Assembleia.
A atual diretoria da Coomigasp impetrou na justiça local com um pedido de liminar cancelando o ato alegando que não havia tempo hábil para conferir as assinaturas e que elas ( 5.541 ) não representavam a vontade dos aproximadamente 38 mil garimpeiros associados. A assessoria jurídica da Coomigasp alegou ainda que houve a assinatura de um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – entre o Ministério Público Estadual e a Cooperativa visando melhorias na relação com a Colossus e a profissionalização da Cooperativa, e que este estaria sendo cumprido na íntegra. A juíza Eline Salgado concedeu liminar e cancelou o ato, todavia, a decisão da magistrada foi cassada pelo desembargador Montalvão Neves.
2.001 associados compareceram no auditório Mauro Eurípedes de Martins, antiga sede da Coomigasp na Vila de Serra Pelada para votar. 1901 votaram pela destituição da atual diretoria e 82 pela manutenção da mesma. A votação contou ainda com 12 votos em branco e 6 nulos. Foi eleita uma diretoria provisória que será empossada nesta segunda-feira com o objetivo de convocar novas eleições no prazo de 30 dias.
É preciso, agora, que o MP-PA e a juíza Eline Salgado redobrem a atenção para o que acontece em Serra Pelada. Não é possível que um projeto que está em fase final pare ou sofra atrasos devido às brigas internas e o terrorismo que acontece na Coomigasp. Há de se registrar que ali não existe nenhum “santo” e o jogo de interesses é muito grande. Muito dinheiro que deveria ser repassado ao sofrido garimpeiro já foi jogado fora. É preciso que esse tipo de atitude não mais aconteça e que a melhoria na qualidade de vida do povo garimpeiro seja o único objetivo dos futuros eleitos para comandar a Coomigasp. Mais informações clique aqui blog Zedudu

Nenhum comentário:

Postar um comentário