Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Pará vai pagar 13% a mais na conta de energia


Ao receber as contas no fim deste mês de agosto, o consumidor paraense poderá deparar-se com a conta de luz bem mais cara. A má notícia para o bolso se dá por conta de uma autorização da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, para que as Centrais Elétricas do Pará (Celpa) façam reajuste de 13% nas tarifas de energia elétrica em todo o Pará. Cerca de 1,83 milhão de unidades consumidoras, entre residenciais e empresariais, em 143 municípios do Pará, serão alcançados pelo reajuste.

Um estudo feito pelo Dieese/PA, com base em informações da Aneel e Celpa mostra os principais impactos que sofrerá o consumidor com o reajuste. De acordo com o órgão, a porcentagem corresponde ao dobro da inflação, pois os cálculos (INPC/IBGE) para os últimos 12 meses está estimado em torno de 5,42%.
Apesar de as centrais já estarem autorizadas a realizar os reajustes desde a última segunda-feira (30/06) - o que significa que normalmente começariam a vigorar a partir do dia 07 deste mês - em virtude da inadimplência atual da Celpa, segundo a Aneel, o aumento do valor tarifário só poderá entrar em vigor após a regularização e comprovação das obrigações intrassetoriais por parte da empresa.
A exemplo de anos anteriores, os reajustes autorizados este ano para essas unidades consumidoras também foram segmentados abrangendo duas situações, que consistem no reajuste anual em média de 10% e a revisão tarifária periódica da empresa que representa em média de 2,73%.Mais informações clique aqui Diário do Pará


Nenhum comentário:

Postar um comentário