Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Parauapebas esta na lista dos municipios mais atingidos pela hanseniase

O Combate à Hanseníase será intensificado este mês de fevereiro através das secretarias de saúde dos municipios paraenses. Em Belém a Campanha Estadual 2011 de controle da doença no Pará foi realizado dia 30.
Os municípios mais atingidos pela hanseníase são Marabá, Parauapebas, Jacundá e Eldorado do Carajás, exatamente onde estão localizados grandes projetos minerais, que atraem muitas pessoas de fora do Estado, como do Maranhão. A maioria dessas pessoas acaba vivendo em locais sem qualquer infraestrutura, como água potável, e sem alimentação adequada, facilitando a transmissão da doença.

Sintomas - Os principais sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou em tons de marrom em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, dor e ao tato, caroços e inchaços, dor e sensação de choque, fisgadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés.

Segundo o dermatologista Carlos Cruz, a transmissão da hanseníase ocorre de pessoa para pessoa por meio da fala, tosse ou espirro, quando são eliminadas partículas infectantes. "No entanto, 90% da população têm proteção natural contra a hanseníase, e 10% adoecem", acrescentou.

Ele explicou que, atualmente, o tratamento contra hanseníase tem dois períodos: o de seis meses, com dois medicamentos, e o de um ano, com três medicamentos, sendo a Rifanpicina o principal antibiótico utilizado. Só na primeira dose já mata 99,9% dos bacilos, fazendo com que o paciente deixe de promover o contágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário