Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PARÁ: Quarenta mil garimpeiros excluídos da Coomigasp

Um pedaço de papel e uma só canetada estão causando desconforto entre os associados da maior cooperativa da maior província de ouro do planeta, Serra Pelada. É que a portaria de número 5 deste ano, assinada no último dia 15 pelo presidente da Cooperativa de Mineração de Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Gessé Simão de Melo, e publicada no dia 16 (quarta-feira) no Diário Oficial, expulsa quase 40 mil associados da entidade de uma única vez. O motivo alegado: inadimplência.

A tensão atinge não apenas quem foi excluído dos cadastros da associação, e sim todos os 45.570 cooperados, que juntos detêm a participação minoritária de 25% no contrato de parceria firmado com a empresa canadense Colossus Geologia e Participação Ltda. para explorar ouro, paládio e platina no Distrito de Serra Pelada, localizado em Curionópolis, a 137 quilômetros da sede de Marabá.

Tal contrato, segundo consta, tem sua legalidade questionável e é, inclusive, objeto de ação do Ministério Público Federal (MPF) por parte de grupos de associados.Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário