Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Rones França,17, de Canaã dos Carajás, foi o 100° paciente do Hospital Ofir Loyola no transplante de córnea

O Hospital Ofir Loyola (HOL) chegou, neste mês de setembro, a marca histórica de 100 transplantes de córnea. Rones França, 17, natural de Canaã dos Carajás, no sul do Pará, foi o centésimo paciente submetido ao procedimento cirúrgico, em razão de uma lesão na córnea causada por um acidente com um galho de árvore em agosto de 2009. Natércia Pinto Jeha foi a responsável pela equipe médica do HOL.
Desde 2008, a instituição de saúde faz transplantes de córneas, a maioria devido a lesões na córnea provocadas, entre outros motivos, pelo uso indevido de lentes de contato. Além deste tipo de cirurgia, o hospital é o único autorizado a realizar os transplantes de rim e a captação de múltiplos órgãos na região Norte do Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS).Mais Informações

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,
    É muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
    Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir