Pesquisar este blog

sábado, 25 de setembro de 2010

Site da BBC publica reportagem sobre Brasiguaios

- “Quem são os brasiguaios?” Este é o título da reportagem publicada, nesta quinta-feira (23), no site da rede britânica BBC, que através da internet, emissoras de rádio ou de televisão, emite conteúdo em espanhol e português para os países da América Latina.
 
Assinada por Valeria Perasso, a reportagem aborda, inicialmente, exemplos de sucesso da colonização brasileira no Paraguai, como é o caso do empresário agrícola Tranquilo Favero, apelidado de “Rei da Soja” e sócio majoritário de empresas presentes em 13 dos 17 departamentos (estados) do país.
Perasso cita, ainda, estimativas que mostram que dos 1,5 milhão de hectares plantados com soja, carro-chefe do agronegócio paraguaio, 1,2 milhão estão nas mãos de agricultores brasileiros e seus descendentes nascidos ou criados no Paraguai.
A reportagem alerta, no entanto, para os problemas trazidos pelo modelo agroempresarial brasileiro, ao defrontar-se com belicosos contingentes de camponeses famintos e provocar desmatamento em áreas até então cobertas por frondosa vegetação original.
Colocará o conflito social [com os camponeses] um freio à expansão brasiguaia?”, questiona a jornalista, abrindo espaço para o debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário