Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MT descobre 11,5 bi de toneladas de minério de ferro maior do que a mina de Carajás-PA

Trabalhos de prospecção mineral feitos em Mato Grosso identificaram uma jazida de minério de ferro estimada em 11,5 bilhões de toneladas. A área tem quase quatro vezes o tamanho da maior reserva brasileira, em Carajás (PA), com aproximadamente 3 bilhões de toneladas de minério.

A área de do Pará, explorada pela Vale, é considerada a maior a céu aberto no mundo.
A descoberta das reservas de minério foi realizada em meio a pesquisas do governo local com o objetivo de localizar jazidas de potássio e fosfato (insumos utilizados para produzir adubo para plantações), já que o Estado é um grande produtor agrícola.
O conteúdo de ferro no minério da jazida é de aproximadamente 41%. Isso significa que a cada cem gramas extraídos, 41 gramas serão de minério de ferro. O minério extraído de Carajás, por exemplo, possui 67% de teor de ferro.
A matéria-prima é largamente usada na indústria, da fabricação de vergalhões para a construção e de contêineres de navios até automóveis.
A área onde estão os reservatórios é particular e a empresa mineradora GME4 possui direitos de prospecção do local. De acordo com relatos na mídia, a GME4 tem entre seus sócios o grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas. A assessoria de comunicação do Opportunity não pôde confirmar a informação imediatamente.
De acordo com o DNPM (Departamento Nacional de Pesquisa Mineral), as reservas de minério de ferro conhecidas no Brasil até 2007 eram de 17,38 bilhões de toneladas, com variados teores de ferro.
Nos trabalhos de pesquisa no Mato Grosso, feitos em parceria com o governo federal no Programa Fosfato Brasil, também foram identificados reservatórios de fosfato de 427 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário