Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

BISPO DO PARÁ ERWIN KRAUTLER GANHA PRÊMIO NOBEL ALTERNATIVO 2010

Copenhague, 30 set (EFE).- A fundação Right Livelihood Award homenageou hoje com o chamado 'Prêmio Nobel Alternativo' 2010 os esforços do bispo brasileiro Erwin Kräutler da Prelazia do Xingu-PA em prol das tribos indígenas e da preservação da Amazônia.

Kräutler recebeu em Estocolmo o prêmio por "uma vida de trabalho pelos direitos ambientais e humanos dos povos indígenas" e seus "esforços por salvar a Amazônia da destruição".
Brasileiro de origem austríaca, Kräutler, de 71 anos, se destacou pela defesa dos direitos indígenas na região paraense do Xingu-PA, de cuja diocese é bispo desde 1980.
Seu trabalho possibilitou a inclusão dos direitos indígenas na Constituição brasileira de 1988, uma linha que seguiu promovendo no Conselho Indigenista Missionário (Cimi).
Com o Cimi, Kräutler impulsionou projetos de construção de casas, escolas e centros para crianças, mães e mulheres gestantes.
Também foi ferrenho opositor da construção da hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, em razão dos irreparáveis danos ambientais que causaria na região.Materia Completa

Um comentário:

  1. Por acaso, vim parar em seu blog. Estava procurando por um assunto que, a princípio não foi assunto de seu blog. Acabei parando e gostei. Assuntos relevantes, outros divertidos. Por exemplo este Nobel, que não ouvi nem li nos meios de comunicação aqui de minha cidade, e aquele em que os governantes viraram moçoilas, rs! Estarei sempre a visitando daqui em diante.

    ResponderExcluir