Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de abril de 2010

SOU A FAVOR DO ESTADO DE CARAJÁS SIM!

“É necessário transformar-se em pintor para compreender a imagem”.( Niltcher).

Moro na região sul do Pará ha 30 anos, e com conhecimento de causa, sou a favor da criação de um novo estado.

Só quem mora nessa região sabe do descaso do governo do Pará no que diz respeito a saúde, educação, estradas além de outras situações que nos fazem sentir discriminados.

O comodismo de quem mora na Capital e desfruta das benesses que o Sul e Sudeste do Pará oferecem, aumenta de forma egoísta o desejo de continuar sendo contra a criação de um novo estado, que nas entrelinhas das justificativas da bandeira levantada pelo Jornal Liberal e a Associação Comercial do Estado do Pará, cita principalmente a perda financeira em que o Pará terá com a divisão, mas se esquece dos benefícios que os municípios desprezados terão com a criação do Estado do Carajás e Tapajós.

Outro dia eu vi o comentário de um blog de Belém (privado-publico), com alguns comentários defendendo a não criação de um novo estado no Brasil, alegando que as pessoas que moram e que brigam pela criação do novo estado são na verdade uns forasteiros, mortos de fome que vem aqui tirar suas riquezas. Daí eu lhe pergunto?

O Pará por acaso é um País ou um Estado?

Os forasteiros( paraenses, maranhenses, tocantinenses, mineiros, goianos, cearenses entre outros ), não são do Brasil que é de todos os brasileiros?

O trabalho que gera riquezas lapidadas que a Capital Belém usufrui através deste trampolim que são os municípios esquecidos, não são produzidos por estas mesmas mãos que vem de vários estados do Brasil?

O fato de sermos tão esquecidos a ponto dos governantes possibilitarem a nossa indignação e até realmente acharmos que não fazemos parte do Pará, já não basta para termos a nossa própria independência administrativa e financeira?

Será que merecemos realmente deixar com que estas riquezas que saem de nossa região continuem sendo tão mal divididas e sejamos obrigados a dividir ou mesmo ficar com a pobreza e o descaso?

Por isso é que insisto em dizer, que é necessário morar aqui, vivenciar os problemas para compreender o nosso apelo.

SOU A FAVOR DO ESTADO DE CARAJÁS SIM!

5 comentários:

  1. POr enquanto eu nao vou entra nesta discursao devido o motivo de estar a quase 10 anos fora do Pais. Eu nasci em Santarem e desde de crianca se falava em criacao do Estado do Tapajos. Eu como Santarense sou contra da criacao. Concordo com vc que existe municipios esquecidos no Estado do Para. Mais tenho certeza que a Divisao nao e o caminho certo.

    ResponderExcluir
  2. Sou a favor lógico..... até porque o que é arrecadado no sul do pará é bem menor do que o aue se gasta por lá..............

    ResponderExcluir
  3. A divisão é inevitável moro em Belém, e concordo que o sul e o oeste do estado são regiões esquecidas. A população da capital chaga ao absurdo de perguntar se as regiões, em questão, tem energia elétrica, se em Marabá, Altamira ou Parauapebas só se chega de barco, se há internet ou telefonia móvel, se há bandos de pistoleiros armados com fuzis e metralhadoras circulando nas ruas das cidades, resumindo coisas estapafúrdias de se ouvir, se as tais regiões são tão estratégicas ao Pará.

    ResponderExcluir
  4. No Brasil, os políticos sempre arrumam uma maneira de se darem bem; eles(os políticos),tem pós-graduação em roubar e, iludir, os menos letrados e, com isso, deitam e rolam em cima da ignorância do povo. Pois vejamos: os estados de Sergipe, Alagoas, Piauí e outros estados menores até os dias de hoje, continuam estados miseráveis qual o motivo; afinal, os mesmos tem seus territórios menores que o Pará. O motivo desses e, de outros estados não se desenvolverem, não é o seu tamanho e, sim, a quantidade de vereadores,deputados estaduais e, federais e, suas famílias, que roubam muito, e nunca estão satisfeitos! Não vai ser dividindo o Pará, que o povo dessas regiões, serão beneficiados e sim, os políticos oportunistas nascidos na região e os que não são. Se o Estado do Pará, com toda sua cultura e, tradição, luta pra se desenvolver, imagina Tapajós e Carajás sem uma história de luta e, tradição! Quem vai governar esses novos estados senão políticos forasteiros, que não tem sangue cabano e amor por essa terra unida que é o Grão-Pará!!

    ResponderExcluir
  5. Nesse caso não são só os politicos, que anseiam pela criaçao de um novo estado, más uma população sofrida, sem pespectiva de melhora, moramos proximos a divisa do tocantins, e posso afirmar, que após a divisão do estado, tocantins progrediu,
    lamento pelo argumentos egoistas e maldosos de nossos conterraneos, não somos ignorantes, stamos cansados de sermos explorados, e vamos lutar até o fim, não tem problema se vamos começar sem historia, começaremos a escrever a nossa propria historia a partir de agora, Descordo quando dizem que não temos historia, temos uma historia de exploraçao, descaso,e sofrimento, nossos jovens tem que sair para outros estados para poder ter acesso a educaçao, a saúde, ao trabalho pois vivemos no vale dos esquecidos, onde somos explorados por esses que não querem perder as tetas, ou seje os nossos tributos. Se somos um povo sem sangue cabano, sem tradiçao, não seria melhor que não pertensecemos ao mesmo estado, vcs realmente são melhores em tradições,não devem se misturar, o que querem conosco? com a nossa região?com as nossas riquezas, afinal é nossa sim, somos nós que vivemos aqui,que trabalhamos aqui, que sofremos aqui. A proposito não tirem conclusões,pelo que vcs são, em nossa região existem pessoas de carater, competentes, dispostos a lutarem pelo crescimento do nosso estado, nós não queremos é continuar sendo governado por pessoas sem ideais,sem propositos, desgastadas sem sonhos,que não sabem administrar nem as proprias vidas, e querem roubar a nossa essência com tanto negativismo, ao contrario do que falam nós acreditamos num pais cada vez melhor, e que nós brasileiros cada vez vamos aprender a escolher os nossos governante, começando de agora.

    ResponderExcluir