Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Números de assassinatos em Belém são semelhantes aos do Iraque

Os índices de violência registrados na Grande Belém são assustadores. O Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) comparou os dados, fornecidos pelo Sistema Integrado de Segurança Pública no Estado (Sisp), órgão vinculado ao Governo do Estado e constatou um fato alarmante: o número de homicídios na Região Metropolitana de Belém nos dois primeiros meses de 2010 é quase 50% do total de mortos em todo o território do Iraque no mesmo período.

A violência em Belém chega ao absurdo. Foram 245 em dois meses e uma média de quatro mortes por dia. No mesmo período, em todo o território do Iraque, foram registradas 554 mortes. O Iraque é um país em guerra, inseguro e cheio de atentados, todos os dias. Mas, por incrível e assustador que seja, Belém possui metade das mortes que ocorrem lá.
Os números iniciais deste ano já superam a média de 2009, que foi de três mortes por dia. "Os dados de 2009 já eram assustadores. E só fazem crescer. A polícia faz o possível para realizar um bom trabalho. São profissionais competentes e temos de reconhecer todo o empenho. Mas, falta investimento, apoio e material por parte do Governo do Estado para combater o crime com eficiência".
Em relação aos números de 2009, a violência em Belém fica ainda mais próxima da registrada em Bagdá, capital do Iraque.
Durante o ano, correram 1.545 mortes na capital do Iraque, que possui aproximadamente 6,5 milhões de habitantes.
Para verificar os dados em relação ao Iraque, qualquer pessoa pode acessar o site da entidade Iraq Body Count (IBC), que contabiliza os números na guerra do Iraque (http://www.iraqbodycount.org).
Defesa de mais recursos para a segurança
Na busca por mais recursos para a área da segurança, o senador Flexa Ribeiro é autor de projeto no Senado (PLS 90/2007) sobre o tema. A proposta determina que os recursos destinados, no Orçamento da União, para a segurança pública não sejam objeto de limitação de empenho e movimentação financeira. A matéria está tramitando no Senado Federal.
O parlamentar cita ainda que precisam ser aprovadas pelo Congresso as PECs 446/09 e 300/08, que foram apensadas. Ambas visam melhorar a remuneração dos policiais. A PEC 300 prevê a equiparação da remuneração dos policiais militares e bombeiros dos estados com à do DF. Já a PEC 446 inclui os policiais civis e recebeu emenda que fixa valor provisório de R$3,5 mil para soldado e R$7 mil para oficial, até que se edite a Lei. A PEC 446 cria também um fundo destinado a complementar o pagamento do piso em estados que não detém recursos suficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário