Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Assinado o Projeto de Gemas e Jóias de Parauapebas

No final do mês de Março, foi assinada a contratualização do Projeto de Gemas e Jóias de Parauapebas, unindo uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio as Pequenas e Micros Empresas (Sebrae), Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), a Associação de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Parauapebas (Adlisp) e a categoria de ourives.

A diretora técnica do Sebrae, Cleide Tavares, frisou que essa parceria é um projeto orientado para o segmento de gemas e jóias, com o objetivo maior de aumentar a competitividade e fazer inovações tecnológicas para o segmento.
Parauapebas está inserido no que é denominado ‘Província Mineral’, que engloba outros dois municípios: Floresta do Araguaia e Curionópolis. Por isso, além da produção de minério, gemas e pedras preciosas, a região já se caracterizava pela presença de empresas informais e organizações coletivas de lapidação de pedras preciosas e semipreciosas e ourivesaria.
O município que tem muitos ourives que trabalham em processo artesanal e o projeto de gemas e jóias ira contribuir com a geração de renda, através da lapidação e fabricação de jóias e nesse sentindo a Adlisp tem a responsabilidade de organizar a cadeia construtiva, o Sebrae entra com recusro para a formação e a consultoria, e a prefeitura com a infraestrutura, que é onde está a essência da parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário