Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de abril de 2010

CUIDADO COM O ALIMENTO QUE VOCÊ CONSOME EM PARAUAPEBAS

A correria do trabalho muitas vezes tem levado muitas pessoas a consumirem alimentos inadequados em Parauapebas, entre eles os lanches rápidos e sem nenhuma preocupação com a forma que está ou foi preparado.

Mas é bom lembrar que por trás desses momentos gastronômicos, há riscos que podem transformar uma boa refeição e um bom lanche num pesadelo. A falta de cuidado e higiene no preparo dos alimentos pode causar doenças graves
O Jornal repórter popular recebeu denuncias de alguns de pessoas que frequetaram alguns estabelcimentos que servem lanches no município, onde foram encontrados cabelos, insetos e até flagaram roedores no local.
Mais de 250 doenças podem ser transmitidas por falta de higiene na preparação de alimentos. Quem consome produtos contaminados corre o risco de contrair infecções intestinais que vão desde uma diarréia única e passageira até doenças graves como salmonelose, que exige acompanhamento médico. “Já houve casos de morte, descritos na literatura, por desidratação aguda e irreversível.
Há vários tipos de microorganismos que podem produzir doenças transmitidas por alimentos, dentre eles os vírus (hepatites, rotavírus), os fungos (micotoxinas), os parasitas (teníose, ascaridíose, amebíose, ancilostomose, giardíose) e as bactérias, que causam a maioria das doenças (salmonelose, cólera, febre tifóide, entre outras).
A Lei n° 6437 de agosto de 1977 dispõe sobre penalidades em casos de descumprimento da lei em relação a qualidade dos alimentos comercializados no Brasil. Esta legislação classifica as infrações sanitárias em três níveis: leves, graves e gravíssimos, com penas que variam da advertência até o cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento ou do registro.
A vigilancia Sanitária de Parauapebas, precisa ficar mais alerta a estes estabelecimentos de manipulação de alimentos para que siguam normas básicas de higiene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário