Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

7.828 CARTÓRIOS EM TODO O BRASIL ESTÃO VAGOS

Decisão da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada hoje,22, no Diário Oficial, tornou vaga a titularidade de 7.828 cartórios extrajudiciais de todo o País, criando a necessidade de realização de concurso público para reorganizar os serviços, de acordo com informações da Agência CNJ de Notícias.

Até 1988, os cartórios eram transmitidos por hereditariedade. A Constituição tornou obrigatório concurso público para tabeliães e acabou com a figura dos substitutos. A regra, porém, só foi regulamentada em 1994. Os 7.828 cartórios cujas titularidades foram consideradas vagas hoje foram beneficiados pelo vácuo jurídico de 1988 a 1994.
De acordo com a Constituição Federal de 1988 (parágrafo 3º, do artigo 236), "o ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses". Muitos cartórios, contudo, nunca foram submetidos a concurso público regular, circunstância que determinou a ação do CNJ.
Bom lembrar que alguns Cartórios como: Marabá, São Felix do Xingu-PA, Xinguara entre outras dezenas de Cartórios no Estado do Pará, estão funcionando com serventuarios sem concurso. 
Fonte: CNJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário