Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Vacinação contra a gripe H1N1 começa no dia 5 de maio


A campanha de vacinação deste ano contra a gripe será dirigida a idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, grávidas, trabalhadores da saúde, indígenas e presos. A meta é vacinar apenas no Pará 784.868, o que corresponde a 80% da população alvo no Estado. O próximo dia 5 é o Dia D, mas a campanha vai até o dia 25. Mais de 1 milhão de doses serão entregues a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) e distribuídas nos mais de 7 mil postos de vacinação. Em 2012, já foram registrados três casos de H1N1, 41 casos graves, sendo que 26 são em gestantes.
Os indicadores apontam as grávidas como grupo de risco que merece atenção especial. Para a coordenadora Estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde, os números justificam o cuidado. “A nossa maior dificuldade é com esse grupo. Temos uma meta mais difícil de alcançar até porque é um número estimado para o ano e a campanha dura quase um mês. Mas elas precisam ser vacinadas porque estão em condições mais vulneráveis de saúde”, explica.
O total de população alvo que o Pará tem para vacinar é de 981.085, maior público de toda a Região Norte. As vacinas são trivalentes, protegem contra os três principais vírus que atingem a região e o Influenza H1N1. “Desde a pandemia de H1N1, se mostrou significativo entre os profissionais da saúde vacinar outros grupos”, afirma Jaíra Ataíde.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Ferreira, a gripe do tipo H1N1 pode não se agravar, já que a doença depende do paciente. “A H1N1 pode não ser grave se o paciente não estiver em condições de vulnerabilidade”, garante.Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário