Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vale lança concurso internacional de fotografia com foco em sustentabilidade

Rio de Janeiro, 2 de junho de 2011 – A Vale promove, de 5 de junho a 31 de agosto, um concurso internacional de fotografia com foco em sustentabilidade. O anúncio foi feito durante o Aspen Environment Forum, evento que reuniu, durante três dias, em Aspen, Colorado (EUA), formadores de opinião na área ambiental. O Concurso Internacional de Fotografia da Vale “Eye on Sustainabilty” (“Um olhar sobre a sustentabilidade”) convida o público a enviar fotos inspiradas no tema da sustentabilidade e meio ambiente, documentando as maravilhas existentes no planeta, o que está sendo feito para preservá-las assim como desafios e soluções.  
O concurso será aberto no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. O tema declarado esse ano pela ONU, “Florestas: Natureza a Seu Serviço”, enfatiza a ligação intrínseca entre a qualidade de vida no nosso planeta e a saúde das florestas e dos ecossistemas. Os fotógrafos podem se inspirar a partir deste tema, embora qualquer área relacionada à sustentabilidade possa ser coberta.
O concurso de fotos visa a promover o diálogo e o engajamento em torno de temas relativos à sustentabilidade e a Vale pretende usar este material para ajudar a promover um debate com especialistas no Rio de Janeiro no final deste ano, com o objetivo de discutir temas que serão abordados na Rio+20, em 2012. “A Vale acredita que a saúde do planeta e a viabilidade a longo prazo de nossos negócios estão interligadas. Nós como empresa estamos empenhados em implementar práticas efetivas para conservar os ecossistemas e a biodiversidade”, disse Vânia Somavilla, diretora executiva da Vale. “Este concurso de fotos é parte de um diálogo mais amplo que desejamos ter sobre sustentabilidade, em que diversos pontos de vista ajudam a definir as questões e a apontar os desafios que enfrentamos.”
As fotos podem ser inscritas no site www.nationalgeographic.com/vale/eyeonsustainability , de acordo com as seguintes categorias: “Maravilhas”, celebrando o que precisa ser preservado; “Desafios”, mostrando exemplos de ameaças à sustentabilidade a longo prazo; e “Soluções”, focando em exemplos reais das melhores práticas atuais que contribuem para a vida sustentável na Terra. Ao se inscreverem, os participantes do concurso devem incluir uma legenda que explique porque sua foto é importante para esta discussão e/ou como ela mudou seu ponto de vista. O site do concurso também irá exibir galerias das fotos inscritas que serão atualizadas regularmente.
As três fotos vencedoras serão publicadas na edição de dezembro da revista National Geographic. Os ganhadores irão também receber uma câmera Nikon D3100 e uma foto autografada pelos fotógrafos da National Geographic.
As regras do concurso estão em As regras do concurso estão em www.nationalgeographic.com/vale/eyeonsustainability . As inscrições terminam em 31 de agosto.
Os vencedores serão selecionados com base nos seguintes critérios: ilustração efetiva dos temas de sustentabilidade sugeridos em cada categoria, criatividade e qualidade fotográfica.
 

Um comentário:

  1. Leiam o regulamento. Tem armadilhas nele, e achei pontos que são juridicamente questionáveis (e nem sou advogado).

    ResponderExcluir