Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Reserva no Pará ganha plano de manejo

Um Plano de Manejo para a Reserva Biológica do Tapirapé (Rebiota) traz um pouco mais de informações sobre a biodiversidade da região do sudeste do Pará. Com respeitável diversidade biológica, a área é de alta importância biológica. Realizado pela empresa Ambiental Consulting em colaboração com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através de contrato com o Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio), no âmbito do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), o Plano revela aspectos da fauna e da flora da microrregião.
Localizada na ecorregião de Florestas Úmidas do Xingu/Tocantins–Araguaia e parte integrante dos municípios paraenses de Marabá e São Félix do Xingu, a reserva apresenta diversos tipos de vegetação, com predomínio de florestas abertas e densas.

Além disso, a reserva faz parte de um conjunto de UCs denominado Mosaico de Carajás, abrangendo cinco Unidades de Conservação Federais, sendo: três Florestas Nacionais (do Tapirapé-Aquiri, de Carajás e do Itacaiunas), uma Reserva Biológica (do Tapirapé) e uma Área de Proteção Ambiental (do Igarapé Gelado).

Um conjunto com cerca de 800 mil hectares de áreas protegidas próximas ao projeto de mineração Ferro Carajás da Companhia Vale do Rio Doce (Vale), na região da Serra dos Carajás no sudeste do Pará. ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário