Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de novembro de 2010

MENOS SAL NA PAPINHA

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Universidade do Estado do Pará (Uepa) constatou que as papinhas feitas em casa para crianças entre seis e 18 meses contêm mais sódio que ferro. O sódio está ligado ao aumento da pressão arterial, enquanto a falta de ferro pode causar anemias, além de acarretar prejuízos irreversíveis das funções cognitivas, se a deficiência começar na infância.

O resultado do estudo alerta para a necessidade de revisar a maneira em que os pais preparam o alimento. Assim como é importante selecionar ingredientes frescos e nutritivos, é também necessário entender que o sal é indispensável para o paladar de alguns adultos, mas não para as crianças.
A partir da amostra de papinhas feitas com feijão, arroz, macarrão, carne e hortaliças, recolhidas em domicílios de diferentes níveis econômicos, os pesquisadores concluíram que, em todos os estratos socioeconômicos, as refeições para o almoço têm baixo teor de ferro e alto de sódio. Contudo, a preocupação maior veio dos lares mais humildes, pois 95% das casas pesquisadas ligadas a esse universo apresentaram o resultado.
Segundo a coordenadora do Laboratório de Bromatologia e Microbiologia de Alimentos da Unifesp, Tânia Beninga de Morais, as crianças com menos de um ano precisam consumir pelo menos 11mg de ferro por dia e, nas casas pesquisadas, a quantidade encontrada era de apenas 6mg.
- Essa taxa é difícil de ser atingida pela alimentação normal, pois as carnes têm teor de ferro relativamente baixo frente à capacidade gástrica reduzida das crianças nessa fase da vida – explica Tânia.
A médica complementa que crianças anêmicas, mesmo tratadas, mais tarde podem ter desempenho escolar prejudicado.
Em relação ao sódio, a preocupação é ainda maior. A quantidade da substância encontrada nas amostras em 89,2% dos lares mais pobres foi de 200mg. Tânia acredita que o uso excessivo de sal de cozinha é comum na culinária brasileira e que o hábito é refletido também no preparo da alimentação dos pequenos.
- Educar o paladar dos lactentes para alimentos com baixo teor de sal é importante, uma vez que a ingestão em grande quantidade está associada ao aumento da pressão arterial no futuro – aconselha

Nenhum comentário:

Postar um comentário