Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

DESAPEGO DE POLÍTICA OU DE POLITICOS?


Eu cresci no meio político, e lembro bem quando subia no palanque com meus 10 anos de idade para cantar nos intervalos dos discursos do meu pai Gonçalo Sampaio à época candidato e seus correligionários.
Já coordenei campanhas, apresentei propagandas políticas de radio e TV, fui presa fazendo boca de urna, discursei, fui apresentadora em palanque, ajudei a coordenar pesquisas eleitorais e durante muitos anos minha família foi referência política na última cidade que morei.
Quando eu digo que conheço bem política e políticos, falo com conhecimento de causa, e sei que honestidade e verdade, são virtudes raras neste meio, talvez por isso os candidatos que defendi, não ganharam.
Por questões puramente políticas, que me causaram um prejuízo moral e emocional, hoje prefiro ficar de longe, observando e posso até imaginar quantos conchaves e articulações são feitos na madrugada, quantas mentiras são ditas em palanque, quantas fofocas são espalhadas propositalmente, quantas invasões de privacidade, quanto dinheiro é distribuído sem prestação de contas, quantas negociações de interesse pessoal ocorrem e comprometem o candidato antes mesmo de ganhar uma eleição o distanciando do verdadeiro propósito de administração de um município. 
Quem está dentro contagiado pela euforia da campanha geralmente se entrega de corpo e alma, defende com unhas e dentes seu candidato como se ele fosse um “Deus”, fala coisas que no futuro vai se arrepender, e ainda arranja inimigos para o resto de sua vida que nunca chegou nem a conhecê-los de verdade. 
Tudo muda na política, inclusive os correligionários que hoje podem estar ao seu lado, e amanhã, "talvez".
Pode até ser que o Brasil esteja reencontrando o rumo ético da Política, mas para politizar o país, a malandragem tem que deixar de existir dos dois lados. Do politico que compra voto, e do eleitor que estipula o preço.
Olhando tudo acontecendo de longe, já não tenho tanto entusiasmo com os discursos pobres e cheios de promessas que nunca serão cumpridas. Às vezes fico com pena da inocência dos cabos eleitorais que compram uma briga que não é sua, dos eleitores menos politizados usados como massa de manobra e até mesmo dos políticos sérios e honestos que tem poucas chances de chegar lá, e se chegarem acabará sendo corrompido pelo sistema.  

E O MEU VOTO VAI PARA...................melhor assim, só a urna e Deus saberão do meu voto. 

Um comentário:

  1. Vamos votar contra esse governo de farsantes; contra o candidato do NÃO E NÃO; contra às migalhas que são direcionadas ao estado como um todo, ficando a maior parte ao “Parazinho”; chega de sermos vistos como o quintal de Belém. A hora é essa! Fora aos governantes tiranos, autoritários e farsantes que só se beneficiam do trabalho do povo!

    “quarta-feira, 26 de setembro de 2012
    A prefeita, o juiz e o delegado

    Rondon do Pará viveu hoje um dia atípico. A cidade parou de manhã para acompanhar o julgamento, pelo Pleno do TJE-PA, da queixa-crime proposta pela prefeita do município, Shirley Cristina de Barros Malcher (PSDB), contra o juiz da Comarca, Gabriel Costa Ribeiro.

    A prefeita acusou o magistrado de calúnia e de difamação por ter destacado, sentenciando Mandado de Segurança, trechos da petição inicial que ela considera atingir sua honra.

    Os magistrados rejeitaram a ação, à unanimidade. O relator, desembargador João Maroja, ressaltou que “não emerge dos autos qual razão explicaria a alegada má fé do juiz da Comarca que, até onde se percebe, agiu apenas no exercício de seu munus”. Observou que “avulta-se a ausência de dolo na mera transcrição de trechos da petição inicial, que como o próprio acusado esclarece, é uma questão de estilo, e até mais do que isso, é um procedimento de segurança, a fim de tornar evidentes as razões de cada parte litigante”. E concluiu estar “convencido de que o juiz Gabriel Costa Ribeiro não cometeu os delitos que lhe são imputados; que, ao contrário, no mais lídimo exercício da atividade jurisdicional, apenas narrou as pretensões das partes de acordo com as alegações delas mesmas; e que determinou a comunicação à Polícia Federal para apuração de eventuais irregularidades na gestão da querelante por estrito dever de ofício”.

    A população festejou a decisão do TJE-PA com muitos fogos de artifício. À tarde, por volta das 15 horas, o governador Simão Jatene(PSDB) chegou com grande comitiva no município, a fim de participar do grande comício da prefeita recandidata, que vinha sendo anunciado para esta noite, na Praça da Paz, no centro da cidade, com início às 19 horas.

    Jatene e a prefeita desfilaram em carro aberto em Rondon. Mas a carreata recebeu tantas vaias que o governador não ficou para o comício. Foi embora por volta das 17:30h.

    Dica para o governador: tanto desagrado da população é por conta da prefeita ter, por motivos políticos e com o aval do governo do Estado, conseguido tirar o competente delegado de polícia de Rondon do Pará, que vinha fazendo um eficaz trabalho em parceria com o juiz da Comarca, Gabriel Costa Ribeiro, um dos mais honrados e dedicados magistrados do Pará. Os munícipes, que sentem na carne os ataques da bandidagem, sabem reconhecer quem faz um bom trabalho. Simples assim.
    Postado por Franssinete Florenzano às 22:57 “

    ResponderExcluir