Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Estiagem provoca incêndios em Parauapebas


A estiagem vem provocando vários incêndios no município de Parauapebas, sudeste do Pará. Com o tempo seco, uma simples queima de lixo doméstico pode se transformar em um incêndio. Por isso, o Corpo de Bombeiros orienta a população para evitar as queimadas.
Segundo o sub tenente do Corpo de Bombeiros, Elielton de Moraes, algumas atitudes devem ser evitadas, como por exemplo, jogar uma ponta de cigarro à margem de uma estrada. "No horário de 10h às 15h, o sol está intenso, e esse material vai ressecar. Se tiver alguma bagana de cigarro,
até mesmo um palito de fósforo, se você jogar, pode ter uma ignição e vai começar o fogo. 
E esse fogo pode sair do seu controle", explica.
Uma prática comum em Parauapebas, e que nos últimos 3 meses foi a causa da maioria das queimadas que fugiram do controle, precisa de atenção redobrada: o uso do fogo para a limpeza de terrenos. "A orientação é que você pegue o material que você quer queimar e coloque amontoado, e que seja queimado por volta das 18h, ou bem cedo, às 7h da manhã. E é preciso se preocupar em afastar alguns materiais, deixando uma margem de 3 a 5 metros ao redor da área que será queimada", explica o sub tenente. O ideal é não usar o fogo, mas caso seja necessário, a recomendação dos especialistas é usar com cautela.(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário