Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PF realiza operação no Pará Agentes investigam fraudes em empréstimos do Banco do Brasil. Ação acontece na capital Belém e em outras cinco cidades

A Polícia Federal realiza, nesta quarta-feira (9), a operação Deméter, que visa desarticular uma quadrilha que desvia recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar), em Parauapebas. Ao todo foram cumpridos oito mandados de prisão temporária, 13 mandados de condução coercitiva, além de 20 mandados de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos em Parauapebas, Canaã do Carajás, Eldorado dos Carajás, Curionópolis e Marabá, além da capital, Belém. Três pessoas foram presas, entre elas um vereador de Canaã dos Carajás.
As fraudes foram descobertas em um trabalho conjunto das áreas de Inteligência da Polícia Federal no Pará e do Banco do Brasil e após auditoria realizada em processos de concessão de créditos do Pronaf da Agência do Banco do Brasil em Parauapebas, quando ficou constatado que, no período de 2005 a 2008, pelo menos 403 empréstimos do Pronaf foram liberados e aplicados de forma irregular.
As irregularidades tiveram como base desde a elaboração dos projetos, incluindo os contratos de compra e venda de gado, as prestações de serviços, e o fornecimento de materiais agrícolas em sua grande maioria de caráter meramente fictício, visando à apropriação de dinheiro público com e sem o uso dos chamados 'laranjas'. Nas 403 operações de créditos tidas com fraudadas pelo trabalho de auditoria bancária, o total desviado chega a marca de R$ 8.900.000,00.
Com a comprovação das fraudes, foram expedidos, pela 4ª Vara da Justiça Federal, em Belém, oito mandados de prisão temporária, 13 mandados de condução coercitiva, além de 20 mandados de busca e apreensão, todos cumpridos na manhã de hoje nos municípios de Parauapebas, Canaã do Carajás, Eldorado dos Carajás, Curionópolis, Marabá e na capital, Belém. Entre os presos estão um ex-servidor do Banco do Brasil, um ex-servidor da Emater, além de um vereador da cidade de Canaã dos Carajás.
(Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário