No próximo dia 26, a coleta de dados do censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será encerrada. No Pará faltam 638.833 pessoas responderem ao censo. O trabalho teve início desde o dia 2 de agosto, quando os recenseadores começaram a visitar os domicílios brasileiros para realizar a entrevista do censo 2010.
Até o momento, cerca de 90% da população brasileira estimada pelo IBGE já foi recenseada, alcançando um total de 172 milhões 806 mil 564 pessoas. No Pará, 91% das pessoas já foram recenseadas, o que corresponde a 6 milhões 792 mil 367 pessoas. A população estimada de 2009 no Pará correspondia a 7 milhões 431 mil e 20 pessoas.
De acordo com Ângela Gemaque, coordenadora de área do censo Belém/Ananindeua, cerca de 400 recenseadores atuam em Belém na reta final do processo. No início, 1.100 recenseadores faziam o trabalho na capital e mais de 5.000 no Pará.
Os dados de áreas abordadas na pesquisa – como habitação e saneamento, por exemplo, só serão divulgados em 2011. Com os dados já coletados, a coordenadora adianta que um dos resultados aponta que a população brasileira está envelhecendo de forma mais rápida. “Isso se deve à diminuição da taxa de fecundidade e aumento da expectativa de vida ao nascer”, afirma.
Gemaque também pede que a população colabore com a pesquisa e que, aqueles que ainda não responderam ao censo, solicitem a visita de um recenseador. Antes de agendar a entrevista, é importante que a pessoa verifique se alguém de seu domicílio já respondeu ao questionário, pois nem todos precisam ser entrevistados.
Qualquer pessoa pode responder as perguntas fornecendo informações sobre os demais moradores do domicílio.
Fonte: Diario do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário