Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

CONEXÃO RURAL DESTE DOMINGO,06 - ENTREVISTA EXCLUSIVA COM CRISTIANO ARAUJO


O Conexão Rural deste domingo às 9hs da manhã na RBATV-Parauapebas (Band, canal 30) apresenta um Especial com o jovem cantor goiano Cristiano Araújo, que fez show no pátio da FAP em Parauapebas (PA) no dia 29 de dezembro de 2012 para um grande público.
Além de muita música sertaneja e uma entrevista exclusiva com o cantor de 26 anos, que começou  profissionalmente há 17 anos, o programa apresenta também entrevista com adultos e com garotas fãs de Cristiano Araújo. E ainda o depoimento do radialista Demerval Moreno, da Rádio Arara Azul FM de Parauapebas e de professores de música da cidade sobre o surgimento de jovens cantores no mercado sertanejo.

O Conexão Rural conta com imagens de João Batista e Willame Reis, edição de Deicharles Damascena e produção, direção e apresentação do jornalista Lima Rodrigues. O programa está imperdível neste domingo às 9 da manhã na RBATV- Parauapebas, Band, canal 30.

Diário Oficial publica lista de feriados e pontos facultativos em 2013


O Ministério do Planejamento divulgou hoje (4) o calendário de feriados e pontos facultativos de 2013 para os servidores públicos federais. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, define que nestas datas deve ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais ao cidadão. No total, são nove feriados nacionais – quatro deles em final de semana – e sete pontos facultativos.
A texto informa ainda que os dias de guarda dos credos e das religiões que não estão relacionados na portaria podem ser respeitados e posteriormente compensados, desde que autorizado pelo responsável da unidade de exercício do servidor.
Veja abaixo a lista de feriados e pontos facultativos:
Repórter da Agência Brasil

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Compartilhamento de informações de registros entre cartórios facilitará a emissão de 2ª Via


A partir de agora, as informações de registros vão ser compartilhadas entre os cartórios de todo o país. Para as pessoas comuns, muda para quem vai fazer separação, divórcio, inventário. A integração será entre oito mil cartórios de notas.
Segundo Ubiratan Guimarães, presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial, a central que está sendo implementada vai fazer com que haja possibilidade de localizar as escrituras públicas de qualquer natureza, inclusive separação, divórcio e inventário, feitas em qualquer cartório no território brasileiro. “Antes, para se saber, a pessoa interessada deveria procurar cada um dos cartórios do país, o que era impossível. Agora é mais rápido, transparente e claro”, afirma.
A central, que trata de várias outras peculiaridades, terá uma base de dados única administrada pelo Colégio Notarial do Brasil, onde estarão todos os dados. “A Polícia Federal, a Justiça e o Ministério Público podem consultar os atos praticados em todo o território brasileiro quando houver suspeita de fraude, de compra de imóveis com dinheiro lavado ou de corrupção”, explica.
Quando a pessoa for comprar um imóvel, ela fica mais segura também. “Fica mais claro, porque todos os atos com origem criminosa poderão ser pesquisados pela polícia”, ressalta.(G1)

Prolongamento do Túnel da Estrada de Ferro Carajás causa reclamação


Moradores dos bairros Vila Maranhão e Maracanã protestaram, na manhã de ontem (28), contra a prolongação do túnel que liga as duas comunidades. Os populares interditaram por quase uma hora o acesso ao túnel, sob a alegação de que, em decorrência da obra de ampliação da Estrada de Ferro Carajás (EFC), de responsabilidade da empresa Vale, o local, que é estreito e só permite a passagem de um carro por vez, será estendido em mais 10 metros de comprimento, o que dificultará ainda mais o tráfego de pedestres e de veículos.
Segundo uma das coordenadoras do Movimento Comunitário em prol da Duplicação do Túnel Maracanã/Vila Maranhão, Raimunda Ferraz, de 30 anos, há vários meses as duas comunidades tentam negociar o alargamento ou duplicação do túnel com a Vale. Ela disse que, representantes da empresa, informaram não existir previsão para tal serviço no projeto das obras. “Esse túnel é uma válvula de escape, não só para nós moradores como para as empresas instaladas no Distrito Industrial, que necessitam cruzar a Vila Maranhão e o Maracanã. Por aqui, o percurso diminui em até uma hora, mas também nos oferece riscos. Os carros só conseguem passar em sistema de revezamento e nós aproveitamos uma parte do estreito túnel para também transitar. Com o aumento de sua extensão em 10 metros, para frente, ele vai ficar mais comprido e mais perigoso, só queríamos que eles o deixassem mais largo”, explicou.
Os representantes do Movimento Comunitário em prol da Duplicação do Túnel Maracanã/Vila Maranhão disseram que várias pessoas, residentes às margens da linha férrea, estão sendo prejudicadas pela trepidação dos vagões que passam, diariamente, transportando minério, que tem rachado várias casas, além da poeira provocada pelas máquinas que estão raspando o solo. A comunidade explicou que, ontem, o movimento foi apenas de advertência e por isso o túnel foi interditado somente por alguns minutos. Mas, ressaltaram que hoje, 3, às 9h, uma reunião no canteiro de obras, situado em frente ao túnel e, caso nenhuma providência benéfica para a população seja tomada, as manifestações voltarão a acontecer com interdição total da via de acesso por tempo indeterminado. A coordenação do Movimento também entregará um ofício às promotorias do Cidadão e Meio Ambiente, a fim de que intercedam pela comunidade.
O outro lado – Por meio de nota, a Vale esclareceu que a obra em questão, apontada pela comunidade da Vila Maranhão, não está ligada aos projetos de expansão da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Trata-se, sim, de uma ampliação das linhas ferroviárias localizadas na área interna da empresa com o objetivo de melhorar suas condições de operação e manutenção. A empresa informou também que vem mantendo reuniões frequentes com a comunidade para tratar do assunto e que está, no momento, avaliando as condições técnicas de engenharia no sentido encontrar uma solução que atenda as necessidades dos moradores.
A Vale informou ainda que entre os anos de 2008 e 2010, realizou ao longo de toda a EFC, incluindo a comunidade da Vila Maranhão, um mapeamento socioeconômico para identificar a presença de famílias e benfeitorias dentro da faixa de domínio da ferrovia. O resultado da pesquisa foi utilizado para definir ações que visam garantir a segurança das pessoas que vivem próximas à ferrovia, bem como da operação ferroviária da Estrada de Ferro Carajás. Entre as ações que foram realizadas estão: fiscalização motorizada 24 horas ao longo de toda a ferrovia, campanhas educativas em escolas e comunidades lindeiras, melhoria e instalação de sinalização de segurança e instalação e melhoria nas passagens de pessoas e veículos.
Fonte: www.jornalpequeno.com.br

Prefeito de Parauapebas Valmir Mariano realiza primeira ação de governo

A primeira ordem de serviço do Prefeito Valmir Mariano ocorreu nesta quarta-feira (02), com o início do mutirão de limpeza. Às 07 horas da manhã, veículos e profissionais se concentraram às margens da PA-275, em frente ao Unique Shopping, de onde partiram para atender os bairros de Parauapebas com serviços de limpeza urbana.
“A primeira tarefa que a gente faz quando chega em casa é limpá-la e organizá-la. Essa é a nossa ideia, principalmente, porque a cidade está com excesso de lixo e nós queremos uma Parauapebas limpa, bonita e bem organizada”, afirma o prefeito.
Organizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (SEMURB), a ação conta com 80 equipamentos e 200 profissionais que realizarão coleta de lixo doméstico, retirada de entulhos, galhadas, capina e varrição das vias públicas, conforme cronograma pré-estabelecido por bairros.
De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, o engenheiro Raimundo Augusto Neto, o mutirão de limpeza vai até o dia 15 de janeiro, atendendo na primeira semana os bairros Liberdade, da Paz, Guanabara, União, Vila Rica, Altamira e Rio Verde. Logo após, a secretaria continuará com as ações de limpeza urbana, contando com o importante apoio da comunidade.
Fonte: (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas)

POSSE DE ELEITOS EM PARAUAPEBAS COMEÇA COM CONFUSÃO


Um princípio de tumulto marcou o primeiro dia de sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, no sudesde do Pará. A confusão começou nesta terça-feira (1º) durante a escolha da mesa diretora da casa, para o biênio 2013-2014.
Duas chapas disputavam a presidência. Segundo os vereadores, o motivo do desentendimento foi porque um dos integrantes da chapa aliada mudou de lado. Depois de uma interrupção de 15 minutos, a sessão foi retomada.
Professor Josineto Feitosa que foi eleito pelo PSDC com 1.074 votos na Coligação Parauapebas nas Mãos do Povo, compostas pelo PR, PSDC e PV, foi escolhido para presidir os trabalhos da Câmara para o biênio 2013 a 2014.