Diga “Não! A todo tipo de Violência Contra Crianças e Adolescentes”, este é o nome da campanha encabeçada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que no período de 14 a 18 de maio, semana de referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizou palestras, seminários, distribuição de panfletos, adesivos, oficinas e caminhada.
O objetivo da campanha foi informar à população todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes, discutindo e refletindo com toda rede as situações encontradas no município, no sentido de elaborar ações de prevenção.
Foram mobilizadas as pessoas que atuam na rede de atendimento, profissionais da área e autoridades do município. As programações finalizaram com uma caminhada ocorrida no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com saída do Quartel da Polícia Militar, seguindo na rodovia PA-275 e finalizando em frete à Câmara Municipal.
A campanha é contra a exploração sexual, abuso sexual, a negligência, aos maus-tratos, ao bullying e ao trabalho infantil, situações que acontecem bastante na região e no município. As ações vêm ocorrendo desde o início do ano, com realização de palestras nas escolas, distribuição de panfletos, busca ativa em trabalho infantil e exploração sexual, entre outras atuações para informar e sensibilizar a comunidade sobre a temática da campanha, além do foco preventivo.
Para o secretário municipal de Assistência Social, Judson Sousa Gomes, as programações realizadas foram de grande importância para a comunidade, porque a população viu um pouco do trabalho que a Semas vem fazendo em Parauapebas, onde trabalha firme no combate à violência praticada contra crianças e adolescentes. “Todos podem denunciar e abraçar a causa não só agora, mas durante o ano todo”, conclui Judson Gomes.
A campanha continua durante todo ano com palestras, ações de pedágio e busca ativa para alcançar o grande objetivo que é informar e mover a sociedade a denunciar as violências contra as crianças e adolescentes em Parauapebas e zona rural.
Se você souber de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo algum tipo de violência, denuncie para o Conselho Tutelar pelo fone 3356-2150, ao Disque Denúncia, pelo fone 3346-2250 ou e pelo Disque 100. (Por Deicharles Damascena)
Nenhum comentário:
Postar um comentário