A SPCDM – Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral – parceria feita através de Coomigasp e Colossus Minerals Inc., lançou no ano passado um programa chamado “Portas Abertas”. O objetivo do programa é de fazer de forma organizada com que todas as pessoas da região ou mesmo visitantes de outros Estados, mas principalmente a classe de garimpeiros conhecerem as instalações do projeto Serra Pelada. No último sábado (19), garimpeiros do município de Xinguara – PA, estiveram no local.
Para realização da visita, dois grupos foram criados, um foi conhecer a mina e o outro grupo pode conhecer o projeto de Sustentabilidade Social, logo depois os grupos se alternaram nos locais.
No projeto de Sustentabilidade Social, todos puderam conhecer o compromisso da SPCDM com o meio ambiente, dezenas de mudas de árvores nativas da região, reaproveitamento dos restos de comidas para a transformação de adubos que servem para alimentar o crescimento das árvores que ali irão ser plantadas e muito mais.
Já na mina, ambos puderam conhecer o grandioso túnel até o seu limite, além de visitarem o túnel, alguns garimpeiros também fizeram perguntas aos técnicos que ali estavam para esclarecimento de suas dúvidas. As perguntas foram realizadas dentro do próprio túnel e todas foram esclarecidas, assim todos os garimpeiros ficaram satisfeitos com o projeto.
No final da visita todos tiveram uma grata surpresa, o Dr. Paulo de Tarsos, coordenador do projeto, reuniu a todos para uma reunião de perguntas e respostas. Além de Paulo de Tarso, também estiveram presentes os vereadores de Curionópolis Edlei e Róbson da Serra, os presidentes de Cooperserrado e Coompag, Manoel Rosa e Marilene respectivamente.
O próximo objeto do programa Portas Abertas é levar o projeto para a comunidade garimpeira que não pode ou não tem condições de vir até o projeto. “Estamos com um projeto que visa ‘levarmos’ o projeto Serra Pelada aos garimpeiros que não podem vir aqui. Para isso, o programa Portas Aberta irá até o garimpeiro.”, completou Dr. Paulo de Tarso.
O discurso final do garimpeiro Antônio foi o mesmo de todos: “Vocês nos convenceram! Realmente é um belíssimo trabalho. Todos estão de parabéns.”.
O Dr. Paulo de Tarso disse que o projeto é aberto para que todos possam conhecê-lo. Para que você possa visitar o projeto Serra Pelada, basta mandar uma solicitação para: visitante@colossusminerals.com.
Por: Ascom – Coomigasp
Fotos: Equipe Colossus
O Roque tem palavra, mas e o PT/Darci/Coutinho/Margalho tem?
ResponderExcluirAliados durante os quase oito anos do governo Darci, PP e PT estão cada vez mais distantes em Parauapebas. E tendem a se afastar ainda mais a partir das eleições municipais deste ano. Tudo começou quando o PMDB adentrou no governo Darci (ODILON, BEL e WLC), onde uma ala peemedebista trabalha nos bastidores para aproximar o partido da candidatura de Coutinho e Bel ou vice e versa, esse grupo tem nada mais nada menos que os Jáders, já de olho em 2014. A intenção do grupo PMDB é não só emplacar a vaga de Prefeita ou de vice na eleição deste ano, como também eleger o maior número de vereadores na chapa governista. Lendo assim observe que os pontos postos pelo o PMDB, vão de encontro com os ate então navegado pelo o PP, que detém o vice de Darci, que gostaria de manter com a família Afonso & Dutra.
O PP sabe que avinda do PMDB agora, afundaria a possibilidade de permanecer no palanque do PT, aliado de ontem, também pensando em seu próprio projeto a eleição em 2014 (Deputado). Com isso, o PMDB já ganhou a eleição mesmo sem nem um voto posto na urna! Já colocou o PT na defensiva e isolou o PP no bloco.
O próprio Darci/Coutinho, segundo parlamentares do PMDB/PT, teria interesse nessa definição o quanto antes, apesar de publicamente não
admiti-la. De acordo com essa versão, o lançamento da pré-candidatura de Coutinho e Bel ou vice e versa seria apenas uma “questão de tempo” valorizando os dois partidos em uma futura negociação para as eleições de 2014.
Não por acaso, Odilon tem sido o maior crítico do governo mesmo sendo o líder na câmara de vereadores e responsável pela a aproximação com
o PT , é o principal responsável pela a não nomeação de Roque na SEMOB, como não basta-se agora quer a SEMURB, ocupada pelo o PP.
O pacote do PMDB e enquanto ataca os antigos aliados (PP) quando BEL era prefeita, os mesmos fazem “vista grossa” a articulação do ex-deputado Gerson Peres a favor da aproximação do PSD de seu VALMIR, e outra aproximação com o PDT, entre os líderes dessa articulação estão parlamentares próximos a DUCIOMAR e GEOVANE QUEIROZ, no pacote, além da indicação do vice o PT dependendo do seu desempenho nas urnas poderia continuar comandando a SEMSA, SEFAZ e SEMED, os peemedebistas sonham ainda em conquistar a presidência da câmara com o apoio do PT. Para isso, os parlamentares do PMDB querem agora a SEMURB/PP.
Entre os petistas, a movimentação de bastidores trabalham com a possibilidade de lançarem um manifesto contrário a essas especulações, é grande a movimentação no ninho petista, ontem mesmo já estavam reunidos o grupo do deputado Milton com Coutinho, agora é ver quem será o vice?
Josiel Silva