Copenhague, 30 set (EFE).- A fundação Right Livelihood Award homenageou hoje com o chamado 'Prêmio Nobel Alternativo' 2010 os esforços do bispo brasileiro Erwin Kräutler da Prelazia do Xingu-PA em prol das tribos indígenas e da preservação da Amazônia.
Kräutler recebeu em Estocolmo o prêmio por "uma vida de trabalho pelos direitos ambientais e humanos dos povos indígenas" e seus "esforços por salvar a Amazônia da destruição".
Brasileiro de origem austríaca, Kräutler, de 71 anos, se destacou pela defesa dos direitos indígenas na região paraense do Xingu-PA, de cuja diocese é bispo desde 1980.
Seu trabalho possibilitou a inclusão dos direitos indígenas na Constituição brasileira de 1988, uma linha que seguiu promovendo no Conselho Indigenista Missionário (Cimi).
Com o Cimi, Kräutler impulsionou projetos de construção de casas, escolas e centros para crianças, mães e mulheres gestantes.
Também foi ferrenho opositor da construção da hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, em razão dos irreparáveis danos ambientais que causaria na região.Materia Completa
Por acaso, vim parar em seu blog. Estava procurando por um assunto que, a princípio não foi assunto de seu blog. Acabei parando e gostei. Assuntos relevantes, outros divertidos. Por exemplo este Nobel, que não ouvi nem li nos meios de comunicação aqui de minha cidade, e aquele em que os governantes viraram moçoilas, rs! Estarei sempre a visitando daqui em diante.
ResponderExcluir