O IEF (Índice de Expectativa das Famílias), divulgado nesta terça-feira (31) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que, em agosto, 54% das famílias brasileiras estavam endividadas. E o valor médio dos débitos alcança os R$ 5.426,59.
A pesquisa, realizada em 3.810 domicílios distribuídos por 214 municípios em todas as unidades da federação, revela ainda que as famílias de maior renda, que ganham mais de dez salários mínimos, estão mais endividadas: 63,08% afirmaram que têm dívidas, contra 41,46% dos brasileiros que ganham até um salário mínimo.
Entre os que recebem de um a dois mínimos, o grau de endividamento geral (considerando a parcela que afirma estar muito, mais ou menos ou pouco endividada) alcança os 53,67%. Entre os que recebem de dois a quatro salários, o percentual ficou em 59,49% e entre os que ganham de quatro a cinco mínimos, 59,51% têm dívidas. Aqueles que recebem entre cinco e dez, 61,34% estão endividados.
Brasileiros do Norte são os mais endividados
O estudo ainda mostra que os brasileiros que vivem na região Norte são os mais endividados. Ao todo, 83,34% afirmaram que têm dívidas. E, desses, 12% afirmaram estar muito endividados.
Grau de endividamento por região:
Nenhum comentário:
Postar um comentário