Cerca de 10 mil filiados da Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada fora, a Curionópolis, na quarta-feira, 27, para participar da discussão e votação do "Quarto Aditivo do Contrato de Parceria para Desenvolvimento de Empreendimento de Mineração", celebrado no ano de 2007 entre a cooperativa e a empresa canadense Colossus Geologia e Participação Ltda., e que tem como objetivo a reabertura de Serra Pelada. A discussão faz parte do disposto no termo de compromisso assinado pela empresa e pela cooperativa junto à União Federal, ao Departamento Nacional de Produção Mineral e à Companhia de Desenvolvimento Mineral.
Atualmente, segundo a Coomigasp, a cooperativa conta com aproximadamente 45 mil filiados, sendo que apenas 13 mil estão quites com as obrigações estatutárias da mesma. Recentemente, a cooperativa fez o lançamento da pedra fundamental de sua nova Sede, adquirida recentemente, com escritura pública definitiva, medindo 12 mil metros quadrados. No local, deverá ser construída, além das instalações administrativas, uma grande cobertura para acomodar a demanda de 15 mil garimpeiros, possuindo palco para acomodação da mesa diretora, banheiros, refeitórios e outros departamentos que ainda serão discutidos pelos diretores da cooperativa.
Para a direção da Coomigasp, a reabertura do garimpo de Serra Pelada irá atrai emprego e renda para o município de Curionópolis, que antes registrava pouco movimento, sendo que atualmente já começa a vislumbrar crescimento, por conta da exploração mineral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário