A área atualmente é administrada pela companhia Vale, que está combatendo as chamas em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Não há informações sobre o tamanho da área atingida, nem sobre o que poderia ter causado o incêndio.
Em nota, a Vale informou que "disponibilizou recursos físicos e humanos para ajudar a combater o incêndio. Uma equipe de brigada de incêndio construiu aceiros e está equipada com caminhões de combate e bombas costais para evitar que o fogo se alastre. Um helicóptero preparado para combate a incêndio florestal foi mobilizado para dar suporte a esse trabalho, devendo chegar em Carajás na sexta-feira (24)".
Nesta quinta-feira (23), o ICMBio divulgou boletim da Coordenação de Emergências Ambientais no qual diz que o órgão registra três incêndios de médio porte (nível II) em parques nacionais no Tocantins, Maranhão e Minas Gerais e que outros cinco incêndios de pequeno porte (nível I) também foram detectados em outros estados, os quais não foram informados. Nestes últimos casos, o combate é feito unicamente pelas brigadas da unidade.
A Floresta Nacional de Carajás possui cerca de 400 mil hectares e foi criada no ano de 1998. Dentro da reserva ambiental é permitida a exploração mineral, motivo pelo qual a presença da companhia Vale foi permitida no local pelas autoridades ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário