Os fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) realizaram ações de combate ao abate clandestino de animais de açougue (bovinos, aves e suínos) no município de Parauapebas. O trabalho contou com o apoio de técnicos da Vigilância Sanitária, Serviço de Inspeção Municipal, Promotoria de Justiça e Polícia Militar. No total foram apreendidas quase duas toneladas de carne imprópria para o consumo.
Os fiscais Jefferson de Oliveira e Elvio Luciano Leitão atenderam solicitação do Ministério Público Estadual e da Prefeitura de Parauapebas e fiscalizaram quatro matadouros clandestinos de bovinos e um de aves, além de dez açougues do município. Um dos matadouros estava em plena atividade de abate no momento da fiscalização. O estabelecimento teve encerradas as atividades e apreendidos produtos provenientes do abate de seis animais, aproximadamente 960 quilos de carne. O local foi interditado e o proprietário autuado. Ele também foi detido pelos policiais civis e vai responder por crime contra a saúde pública.
Depois dos abatedouros, os fiscais concentraram suas ações nos açougues da cidade. Dados cedidos pela Secretaria de Agricultura Municipal informam que mais de 60% da carne consumida em Parauapebas são oriundas de abate clandestino. Nas ações de fiscalização nos açougues foram apreendidas carne bovinas, suínas e de aves, carnes mal conservadas e expostas ao tempo como também as que apresentavam suas características organolépticas alteradas (cor, odor, textura, etc..).
Evenildo Leal - Ascom Adepará
Nenhum comentário:
Postar um comentário