Aconteceu em Parauapebas, no Ginásio Poliesportivo, no último dia 26, uma palestra ministrada pelo governador do estado do Tocantins Siqueira Campos, que foi escolhido por sua experiência e pelas dificuldades que enfrentou – e venceu – na luta pela criação do Tocantins.
Com o tema “Redivisão Territorial do Brasil”, o evento de apóio à criação do Estado do Carajás, contou também com a presença de outras autoridades Pró-Carajás, como o presidente da Comissão Brandão, José Soares de Moura e Silva, os deputados estaduais pelo Pará, Milton Zimmer e Bernadete Ten Caten, o deputado estadual pelo Tocantins, Amélio Cayres (PR-TO), o empresário Raimundo Cabeludo, o vice-presidente municipal da Comissão Brandão, Marcio Dalferth, o vereador Odilon Rocha de Sanção (PMDB), da Comissão Brandão, representando a Câmara Municipal de Parauapebas e o Secretário Municipal de Habitação Raimundo Neto, que representou o prefeito Darci Lermen.
Mais de 600 pessoas prestigiaram a palestra, que além de estimuladora, ajudou a melhor direcionar os caminhos estratégicos para a conquista de um novo estado brasileiro.
Segundo Siqueira Campos, “A criação do Carajás traz benefícios para o Pará e para todo o país, porque a redivisão é uma necessidade do Brasil para melhor distribuição da receita. Há a necessidade de um novo pacto federativo, que fortaleça os Municípios e os Estados e deixe forte a União. A redivisão tem o poder de promover as reformas políticas, tributárias e educacionais que o País tanto precisa. Elas se tornaram urgentes, inadiáveis, eis que as desigualdades e as injustiças cresceram assustadoramente, transformando o nosso povo numa massa de milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza”, argumentou o Governador.
Siqueira Campos citou a importância da atuação dos deputados Giovanni Queiroz (PDT), José da Cruz Marinho (PSC), Wandenkolk Gonçalves (PSDB), Joaquim de Lira Maria (DEM) e o deputado afastado e atual secretário de pesca do Pará, Asdrúbal Bentes, e que é importante a participação de políticos neste processo, principalmente de vereadores, que são os verdadeiros portadores da vontade do povo.
O empresário Raimundo Cabeludo, um dos principais organizadores do evento elogiou a luta do governador do Tocantins e disse que sua experiências precisa ser aproveitada pelos simpatizantes pela criação do estado de Carajás, não só porque deu certo no Tocantins más por que é necessária para a região.(
Materia Completa Jornal Reporter Popular)
Nenhum comentário:
Postar um comentário